Descubra a influência do consumo de vinho no seu organismo.

Quais são os benefícios do vinho à saúde?

Afim de descobrir alguns dos benefícios do vinho? Então vem com a gente!

Você sabia que, além do óbvio prazer que uma degustação nos proporciona, o consumo moderado da bebida ainda pode trazer inúmeros benefícios à saúde?

Red Wine GIF - Find & Share on GIPHY

 

Há mais de dois séculos, Hipócrates, considerado “o pai da medicina” e também uma das personalidades mais importantes da história da literatura medicinal, já trabalhava os benefícios do vinho ao utilizá-lo como remédio. Hoje a rotina de se apreciar uma taça por dia é recomendada por profissionais do mundo inteiro, uma vez que rende bons frutos ao corpo – e também à mente, né?

Bora descobrir cinco benefícios do vinho à saúde? 🙂

1) Ele é um ótimo desintoxicante

Ricas em nutrientes e substâncias benéficas, as uvas utilizadas na vinificação possuem flavonoides. Os flavonoides são compostos químicos com propriedade antioxidante. Isto é: eles são responsáveis por proteger o organismo da ação dos radicais livres e, assim, desintoxica-lo para melhor aproveitar seus nutrientes.

2) É um protetor solar natural

Com suas particularidades únicas, o vinho ainda atua como protetor solar natural. Impedindo que reações ocasionadas pelo sol ocorram na pele, seu consumo ajuda tanto na prevenção do câncer, como também no combate ao envelhecimento precoce.

3)  A beleza do resveratrol 

Além disso, graças ao resveratrol, um polifenol encontrado nas sementes das uvas, o vinho tem potencial para uma lista grande de coisas: queimar calorias, aumentar o condicionamento físico, auxiliar no rejuvenescimento, combater inflamações, prevenir alguns tipos de câncer e melhorar a saúde do coração.

4) Ele é um bom aliado no combate a doenças

Vale lembrar que a ingestão da bebida também ajuda no fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose, no tratamento contra algumas doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Alzheimer, e na diminuição da circulação de glicose e triglicérides no sangue, protegendo o corpo contra o diabetes.

5) O flavonoide traz muitos benefícios

Todas as uvas contêm flavonoides e as outras substâncias que nos trazem esses benefícios, porém, algumas têm a casca mais espessa e acumulam uma quantidade expressivamente maior desses compostos.

São as tintas responsáveis por vinhos mais potentes, como a Tannat, a Cabernet e a Pinotage. A última, conhecida como “indomável”, é uma uva nativa da África do Sul que se destaca pela cor profunda e taninos marcados que são, justamente, sinalizadores do nível alto de antioxidantes que a uva concentra.

Conclusão

Pois bem. Aqui estão motivos mais que suficientes para que você vá agora mesmo até sua adega, abra uma garrafa e aprecie bem o líquido dentro dela. Só não esqueça que cada corpo é único, portanto cada organismo lida de uma forma com a ingestão de uma, duas, três ou quatro taças de vinho.

Ou seja, divirta-se, mas lembre-se: aprecie com moderação. Depois de tudo isso, deu até vontade de pegar uma tacinha e saborear a dose de saúde do dia. Bora?