Abriu o vinho e não sabe o que fazer? Confira aqui algumas dicas!

Como armazenar vinho: aprenda de vez em poucos passos

Tá em dúvida sobre como armazenar seus vinho? “Abri a garrafa e não consegui beber tudo. E agora, já era?” Calma, antes de sair jogando fora, ou beber a garrafa inteira sozinho venha conferir nossas dicas nesse texto.

como armazenar vinho
Imagem: Reprodução/Giphy

Hoje você vai aprender 6 dicas sobre armazenamento do vinho e a forma ideal de guardá-lo antes e depois de aberto. Bora começar?

1) Antes de abrir o vinho, mantenha-o deitado na horizontal

E o porquê a gente explica. Ao manter a garrafa em pé, aumentam os riscos da rolha secar, encolher e dar espaço para que o oxigênio entre na garrafa e estrague o vinho. Por isso, o ideal é mantê-la sempre deitada até o consumo para que a rolha mantenha-se úmida e a garrafa, vedada.

Tintos

No geral, os tintos possuem melhor potencial de guarda que os espumantes, brancos e rosés. (se armazenados nas condições ideais de luz e calor!)

Principalmente os tintos feitos para envelhecer, que passaram um tempo em barrica, aumentando assim seu potencial de guarda. Por exemplo: os famosos Brunellos, Barbarescos. Quer aprender mais sobre essas duas regiões? Temos um textinho explicando tudo sobre elas aqui.

É difícil dar um tempo exato quando estamos falando de um vinho fechado, mas podemos dividir em três etapas:

  1. No caso de vinhos mais jovens, feitos para consumo rápido: de 1 a 2 anos.
  2. Vinhos com potencial de guarda médio, que não são tãaao jovens, eu diria 3 anos ou mais. (Tintos do Douro, Malbec de Mendoza, etc)
  3. Tintos feitos para envelhecer por anos e anos: 5 anos ou mais. (estamos falando dos Barolos, Riojas envelhecidos, e muito mais!)

Branco, rosés e espumantes

Os brancos, rosés e espumantes, no geral são vinhos feitos para consumo imediato. Por isso, o ideal é guardá-los por, no máximo, de 1 a 2 anos. O normal é eles irem perdendo a complexidade com o tempo, por isso, nada de esquecer um rosé largado na adega, ein?

 

2) Utilize uma bomba de vácuo

O lado bom é que inventores e engenheiros estão surgindo com ideias cada vez mais criativas para que seja possível guardar o vinho por mais tempo. A mais clássica delas é a bomba de vácuo, que garante uma certa proteção até 24h.

bomba de vácuo
bomba de vácuo

Já vieram também com uma bomba de gás que pode ser introduzido na garrafa para inibir a entrada do oxigênio. Louco, né?

bomba de gás
bomba de gás

 

3) O óleo e a lei da química

Algo curioso e uma lei da química: colocar óleo dentro da garrafa veda a entrada de ar, e não tem problema porque óleo e vinho não se misturam. Você arriscaria?

 

4) Depois de aberto, mantenha o vinho com o mínimo possível de contato com o oxigênio

A realidade é que depois da garrafa ser aberta, o vinho tem seus dias contados. É preciso tentar manter o mínimo possível de contato com oxigênio para evitar que ele estrague mais rapidamente. Mas como fazer isso? Tampe bem a garrafa. Nunca guarde-a sem a rolha na geladeira

De qualquer forma, salvo raras exceções, um vinho aberto depois de três dias não oferecerá grande parte das propriedades que um dia o caracterizaram. E, como o calor acelera as reações químicas que alteram as propriedades da bebida, é aconselhável guardá-lo na geladeira e, meia hora antes de abrir a garrafa de novo, retirá-lo.

5) Afunde bem a rolha original

Mesmo com as novidades disponíveis, dificilmente o vinho estará perfeito depois de três dias. E para quem não possui esse tipo de acessório, o ideal é afundar bem a rolha original e guardar a garrafa na geladeira por, no máximo, um dia.

6) Espumantes têm vida útil de apenas algumas horas

Abriu o espumante, tomou um golinho e quer guardar para mais tarde? Nada disso. No caso de espumantes, infelizmente, a vida útil é de apenas algumas horas. Depois disso, toda aquela deliciosa efervescência que envolve a boca será perdida 🙁

Como armazenar seus vinhos do jeito certo

Todas essas dicas te ajudarão no armazenamento do seu vinho para que ele não estrague e te deixe na mão no meio da semana. Mas a dica principal é: quando for abrir uma garrafa de vinho, aproveite para reunir a galera e garantir uma degustação #SemDesperdícios.

Mas antes, que tal dar uma checadinha no nosso site e abastecer a adega? Agora que você já se muniu com nossa dicas, vai ficar bem mais fácil guardar seus vinhos. Vem com a gente!

E aí, o que achou das dicas? Aproveita e compartilha com os amigos pra eles ficarem antenados também.

brinde
Imagem: Reprodução/Giphy