Está na hora de aprender!

Você sabe qual a temperatura ideal na hora de servir um vinho?

A temperatura certa, na verdade, é a que você gosta. Mas não podemos negar que existe uma temperatura ideal para que as melhores características de um vinho venham à tona. E hoje a gente veio para deixar esse tema #SemMistérios para você. 

Imagine só… 

Era uma noite de sábado. Amigos em casa, vinhos à mesa, música ambiente, muitas risadas e uma receita especialmente preparada para que você pudesse colocar à prova a combinação que sugeriu aos convidados. Um Pinot Noir da Borgonha mostraria todo o seu potencial diante de um risoto de salmão. Bem… mostraria. 

É nítido que cada pessoa possui um gosto diferente e não há problema algum em ter uma maneira única e própria de apreciar uma boa taça de vinho. Acontece que, neste caso, com tantos preparativos, o vinho ficou um pouco mais do que deveria na geladeira e acabou não se expressando da maneira que esperavam para serví-lo. Mas não se preocupem! Gostos à parte, para evitar frustrações, precisamos ter em mente duas premissas:

1 – Nenhum vinho é favorecido em temperaturas acima de 20ºC.

2 – Nenhum vinho é favorecido em temperaturas abaixo de 5ºC.

A ciência por trás da temperatura

A ciência por trás da temperatura do vinho funciona assim: com um grau mais alto, ou seja, na temperatura mais quente, a tendência é que o vinho pareça mais doce em boca e alcoólico no nariz.. Quanto mais fria a bebida, mais acentuados ficam os taninos e a acidez, enquanto os aromas são inibidos. 

cabernet sauvignon

Também é bom saber que quando o vinho é mais encorpado, temperaturas mais elevadas facilitam a evaporação do álcool e evidenciam seu buquê. Já os exemplares mais leves, como brancos e espumantes, são servidos mais frios para acentuar a acidez, que está diretamente ligada à refrescância da bebida.

 

Nesta tabela, ilustramos a temperatura recomendada para cada tipo de vinho, dá uma olhadinha: 

VINHO TEMPERATURA
Tintos encorpados e ricos em taninos. 16ºC a 17ºC
Tintos de corpo médio, mais macios ou envelhecidos em madeira. 16ºC a 17ºC
Tintos leves. 14ºC a 15ºC
Rosés e brancos de corpo médio a encorpado 10ºC a 12º
Brancos secos leves, espumantes rosés ou fortificados secos 9ºC
Espumantes secos e brancos meio secos ou doces. 7ºC a 8ºC
Espumantes brancos doces.
Champagnes e alguns espumantes secos. 5ºC

E agora fica a questão: como medir a temperatura de um vinho? Existem termômetros com um arco metálico que fazem isso antes mesmo de abrir a garrafa. Com eles, você pode utilizar essa página como objeto de consulta. Ou… pode aprender com a experiência. Certamente, depois de degustar variados tipos de vinho, você logo pegará o jeito. Boas degustações!