Reunimos dicas de champanhes e espumantes para brindar com a família no Ano Novo

Champanhes e espumantes para o ano novo: dicas infalíveis

Champanhe ou espumante para celebrar o Ano Novo: essa é uma das inúmeras tradições que são adotadas aqui no Brasil – e até em outros lugares do mundo – quando o assunto são as festas de fim de ano. Além disso, há quem pule sete ondas do mar, faça promessas, use roupas brancas ou de outras cores conforme os seus respectivos significados, que podem simbolizar sorte, amor, felicidade ou dinheiro.

O fato é que independente de quais as tradições que você siga no virada do ano, um bom brinde com o seu champanhe ou espumante favorito com certeza vai deixar a noite ainda melhor, e hoje trouxemos dicas infalíveis de quais rótulos escolher. 

CHAMPANHES PARA O ANO NOVO

Antes de partir para as dicas, é importante lembrar que todo champanhe é espumante, mas nem todo espumante é champanhe. Mas como assim?! Basicamente, Champagne é o nome de uma região no noroeste da França, onde a bebida se desenvolveu e passou a ser reconhecida. 

Dessa forma, só podemos chamar de champanhe o vinho espumante feito nessa região, por meio do Método Tradicional e que atenda as especificações de envelhecimento de ao menos 12 meses sur lies e 15 meses de maturação no total – e para saber mais detalhes sobre essas diferenças, os métodos de produção e todo o universo por trás das bolhas, basta conferir este artigo.

Dito isso, a nossa dica de champanhes para brindar com a família durante o Ano Novo são os rótulos da premiada linha Nicolas Feuillatte, a marca de Champagne nº1 na França.

Conhecido por rótulos que expressam estilo elegante, complexo e requintado, além de uma embalagem encantadora, espere encontrar nas versões brancas dos champanhes de Nicolas Feuillatte um leque aromático intenso e exuberante, que varia entre notas de brioche, flores, mel, pera e damasco, além de um sabor delicado e amplo, com textura cremosa e uma perlage (ou seja, as famosas bolhas) envolvente. Estamos falando das pedidas perfeitas para harmonizar com aperitivos, carnes brancas ou sobremesas cremosas.

Botão para comprar vinho Champagne Nicolas Feuillatte Brut     Botão para comprar vinho Champagne Nicolas Feuillatte Brut Réserve Exclusive

*Sujeito a alteração de estoque.

Já a versão rosé da linha entrega um sabor intenso de frutas vermelhas, uma estrutura refinada e delicada, com um longo final, ao passo que perfuma o ambiente com notas de frutas silvestres, como framboesa. Que tal a harmonização com carnes brancas? Um saboroso prato de filé de peixe ao forno é uma ótima pedida.

Botão para comprar vinho Champagne Nicolas Feuillatte Réserve Exclusive Rosé

*Sujeito a alteração de estoque.

ESPUMANTES PARA O ANO NOVO

Como vimos antes, se champanhes são os rótulos elaborados especificamente na França, na região de Champagne, os espumantes são elaborados, além da França, em outros países do mundo, como Espanha, Itália, Alemanha e até mesmo aqui no Brasil. 

Reunimos dicas que te farão viajar pelo mundo dos vinhos! Confira:

FRANÇA

Ainda na França, é possível encontrar rótulos como Pol Rémy, elaborado 100% com a uva Airén. Companhia perfeita para todas as horas, é um líquido fácil de beber e ainda mais de harmonizar! Pode ser degustado com algumas pedrinhas de gelo na taça e entrega notas intensas de frutas cítricas e maçã, além de um sabor frutado e com acidez marcante. 

Botão para comprar vinho Pol Rémy Brut

*Sujeito a alteração de estoque.

Nessa lista, não poderiam faltar rótulos da maior produtora de vinhos da França, Maison Castel, por isso, trouxemos Maison Castel Cuvée Blanche Brut e Maison Castel Cuvée Blanche Ice Limited Edition.

O primeiro tem aromas de flores brancas e frutas brancas maduras, como pera. Em boca, espere saborear um líquido muito frutado, macio e fresco. Já o segundo, como o próprio nome indica tem uma proposta especial para você, que ama espumantes assim como nós: deixar a garrafa na geladeira por algumas horas e, quando for servir, colocar algumas pedrinhas de gelo na taça. Isso resulta em um espumante super refrescante e saboroso, pode apostar!

Botão para comprar vinho Maison Castel Cuvée Blanche Brut   Botão para comprar vinho Maison Castel Cuvée Blanche Ice Limited Edition

*Sujeito a alteração de estoque.

ESPANHA

Saindo da França e desembarcando na Espanha, essa lista começa com os 4 rótulos favoritos dos nossos clientes: Ágatha Brut, Palacio de Cristal, Tanggier Brut e Gran Delmio, respectivamente. 

Estamos falando de espumantes assinados pela família Lozano, que foi fundada em meados dos anos 50. São líquidos refrescantes, saborosos, com boa acidez e muita fruta, tanto em boca quanto no nariz. Fáceis de beber, são a pedida certa para você que não dispensa um bom espumante no fim do ano, mas que também está em busca de um excelente custo-benefício.

Botão para comprar vinho Ágatha Brut Cuvée    Botão para comprar vinho Palacio de Cristal Brut Cuvée    Botão para comprar vinho Tanggier Brut    Botão para comprar vinho Gran Delmio Gran Selección Brut Cuvée

*Sujeito a alteração de estoque.

Partindo em direção à Cava, uma importante denominação de origem da Espanha, que produz alguns dos espumantes mais conhecidos do mundo, encontramos rótulos como Vinarte Cava Ice.

Encantador desde a embalagem até o último gole, um legítimo espumante Cava como este precisa ser elaborado pelo método tradicional, utilizado pelos renomados Champagnes, que vimos no início do artigo.

Em Vinarte, você encontrará uma doçura refrescante de fruta branca madura e um delicioso leque de aromas de frutas, ideais para acompanhar pratos à base de peixes e frutos do mar.

Botão para comprar vinho Vinarte Cava Ice

*Sujeito a alteração de estoque.

Por último e não menos importante, um rótulo elaborado pela Viñedos Balmoral, vinícola que carrega o título de melhor vinícola de 2018 pela Verema, abram alas para Edoné Cuvée de María Extra Brut, uma expressão de Chardonnay que possui paladar frutado e aroma com leves notas florais. 

Com a complexidade de um líquido que teve 24 meses de maturação em sur lie, é bem estruturado, persistente e entrega um perlage delicado – motivos pelos quais conquistou a crítica especializada.

Botão para comprar vinho Edoné Cuvée de María Extra Brut

*Sujeito a alteração de estoque.

ITÁLIA

Chegando na Itália, nos deparamos com um espumante elaborado por Montelvini, uma vinícola centenária. Esse rótulo é um Prosecco “legítimo”, ou seja, produzido na denominação de origem que carrega esse mesmo nome e fica localizada na região do Vêneto.

Persistente e frutada, é a bebida que vai dar um toque frutado ao seu brinde de Ano Novo, com leque aromático que varia entre flores brancas, maçã e mel.

Botão para comprar vinho Montelvini Prosecco DOC Extra Dry

*Sujeito a alteração de estoque.

ALEMANHA

Por fim, a Alemanha! E com ela, dois sucessos do nosso portfólio: Chanceaux e Aimée respectivamente.

Assinado por uma vinícola sustentável, que está entre as maiores produtoras alemãs, o primeiro rótulo é bem estruturado, com acidez equilibrada e persistente, entregando aromas intensos de frutas cítricas. Já o Aimée, é elaborado com a rainha das uvas brancas, Chardonnay, e é super refrescante e agradável, com notas amanteigadas e de frutas brancas maduras. Para ambos os casos, pode apostar em uma harmonização com peixes ou carnes magras.

Botão para comprar vinho Chanceaux Brut Blanc de Blancs    Botão para comprar vinho Aimée Brut Blanc de Blancs

*Sujeito a alteração de estoque.

BRASIL

Saindo da Europa e desembarcando na América Latina, chegamos ao Brasil – e que o nosso país possui diversos produtores, que nos presenteiam com rótulos de excelente qualidade, nós já sabemos! E Don Giovanni é um deles.

A atividade dos vinhedos Don Giovanni começa ainda em meados de 1910. O cultivo é feito hoje nos mesmos solos, que hoje são reconhecidos como o município mais jovem do Brasil (emancipado em 2010): Pinto Bandeira, uma denominação de origem do Sul certificada com Indicação de Procedência (IP).

Nesse terroir, são elaborados rótulos como Don Giovanni Nature e Don Giovanni Rosé Brut, respectivamente. Nature é um espumante branco elaborado com método tradicional, com bom corpo e complexidade que fazem com que ele se garanta bem sozinho, mas que também acompanha perfeitamente pratos à base de aves. A grande diferença desse rótulo é que, ao contrário de outros espumantes, ele possui baixo residual de açúcar, resultando em um vinho seco

Rosé Brut é feito a partir de vinhas brasileiras de Merlot, Pinot Noir e Chardonnay, também por meio do método tradicional, e proporciona um paladar mais cremoso e intenso, com toques refrescantes e frutados, além de borbulhas finas e delicadas.

Botão para comprar vinho Don Giovanni Nature   Botão para comprar vinho Don Giovanni Rosé Brut

*Sujeito a alteração de estoque.

E já que é uma celebração de Ano Novo, por que não brindar como uma nova forma de tomar vinho? Isso mesmo: uma das nossas sugestões é brindar com Vibra!, a marca de vinho em lata da Evino.

Macio, refrescante e delicado, este rótulo de Vibra! é um frisante que exala aromas de limão e lima da pérsia, e é uma excelente pedida para harmonizar com ceviche ou um risoto de limão siciliano. Pode apostar que essa pequena maravilha deve roubar a cena durante o happy hour com a família e que com certeza vai ganhar um lugar especial nas duas comemorações.

IMPORTANTE: A principal diferença entre vinho espumante e frisante está na quantidade de gás carbônico contida em cada vinho. A pressão atmosférica dos espumantes costuma ser entre 4 a 6 atm, enquanto um frisante só pode ter até 2 atm de pressão. Saiba mais neste artigo.

Botão para comprar Vibra! Frisante - Vinho em Lata

*Sujeito a alteração de estoque.

PARA PRESENTEAR

Depois dessas dicas infalíveis de rótulos para degustar no Ano Novo, também trouxemos kits imperdíveis para presentear as pessoas amadas e brindar sem erro! Nas seleções abaixo, você encontra kits com os vinhos que mencionamos anteriormente e acessórios exclusivos Evino. Confira:

Botão para comprar Trio Espumantes + Champanheira

*Sujeito a alteração de estoque.

Botão para comprar Trio Espumantes + IceBag

*Sujeito a alteração de estoque.

Botão para comprar Quarteto Tanggier + Champanheira

*Sujeito a alteração de estoque.

Botão para comprar Kit Vibra! Frisante + Icebag

*Sujeito a alteração de estoque.

PARA COMEMORAR SEM IMPREVISTOS

COMO GELAR A BEBIDA CORRETAMENTE?

Há diversas formas de gelar o seu espumante ou champanhe: uma delas, é colocar os rótulos no freezer com cerca de 20 minutos de antecedência da degustação. Para isso, é importante ter em mente se o seu freezer comporta a quantidade de garrafas que pretende abrir, combinado?

Outra maneira é utilizando uma champanheira ou um balde. Para isso, o ideal é preencher o recipiente de gelo até a metade, acrescentar cerca de 3 copos de água e deixar as garrafas descansando.

Botão para comprar Champanheira 4L

*Sujeito a alteração de estoque.

COMO ABRIR A GARRAFA CORRETAMENTE?

Abrir o seu espumante ou champanhe sem sombra de dúvidas é um dos momentos mais esperados da festa – mas para que tudo saia bem, é preciso abrir corretamente a sua garrafa. 

Para tirar a rolha sem hesitação e, principalmente, sem acidentes ou desperdícios, basta segurar totalmente a rolha desde a hora de tirar a gaiola e a cápsula da garrafa. 

Outra dica super importante é nunca chacoalhar a garrafa, pois assim você pode tirar algumas propriedades da sua bebida, inclusive o gás! Retirada a cápsula, o segredo é girar a garrafa ao invés da rolha.

QUAL A MELHOR TAÇA PARA DEGUSTAR?

Para apreciar ainda mais todos os sabores e aromas do espumante ou champanhe que está degustando, recomendamos o uso da taça Flûte. Com um bojo fino e alongado, a taça mantém as borbulhas da bebida por mais tempo, fazendo com que elas se dissipem mais lentamente. 

Além disso, o formato elegante direciona os aromas da bebida diretamente para o nariz e o líquido para a região acima da língua, equilibrando os sabores, limpando o paladar e favorecendo ainda mais a sua experiência.

 

Depois de todo esse aprendizado, agora é só garantir os vinhos para as festas de fim de ano e brindar tranquilamente com os amigos ou a família.

Ah, se é a sua primeira vez por aqui, aproveite o cupom DICASBLOG para ter 10% de desconto na sua primeira compra no meu app. Tim-tim! 😉