Descubra como escolher os vinhos para acompanhar sua ceia de Natal

Vinhos para o Natal

Natal é momento de curtir a família, os amigos, rever pessoas queridas e saborear uma mesa cheia de comidas deliciosas e bons vinhos. Mas qual vinho escolher para a ceia de Natal? Qual rótulo comprar para acompanhar o tradicional peru assado servido nas festas? 

Vamos te ajudar a escolher os vinhos certos e fazer harmonizações deliciosas com os seus pratos preferidos de Natal.

VINHOS PARA ACOMPANHAR O PERU DE NATAL

Na maioria das casas brasileiras, o grande astro da noite natalina é o peru, seja acompanhado de uma salada de maionese caseira ou daquelas deliciosas farofas de Natal. 

Brinde na ceia de Natal

Na hora de degustar esse prato tradicional, aposte em vinhos feitos a partir da uva Pinot Noir. Por ser uma fruta de casca fina, ela costuma dar vida a rótulos elegantes e delicados como o Don Giovanni Pinot Noir, produzido no sul do Brasil. Ele tem o caráter frutado, macio, fresco e o paladar leve, perfeito para acompanhar carnes mais magras, como o peru ou chester. 

Além da versão brasileira da Pinot Noir, você também pode apostar em rótulos franceses feitos com a uva, como o bestseller Domaine de La Motte. Frutado e delicado, como um bom Pinot Noir deve ser, ele também promete fazer bonito na noite de Natal com seu paladar macio e equilibrado.

Você também pode apostar em vinhos brancos para harmonizar a ceia de Natal. Nossa recomendação são os vinhos elaborados a partir da uva Chardonnay, que são opções refrescantes e versáteis.

Você pode escolher vinhos como o francês Roche Mazet Chardonnay, um rótulo branco cremoso, aveludado e redondo; ou a versão espumante da uva, que aparece com excelência em Edoné Cuvée de María Extra Brut, espumante premiado e amadurecido em sur lie, processo em que o vinho fica em contato com a borras, adquirindo complexidade de aromas e sabores. Confira nosso artigo e saiba mais sobre esse e outros termos relacionados aos vinhos espumantes!

VINHOS COM CARNE DE PORCO

A  carne de porco também marca presença nas ceias de Natal. Pratos como pernil ou tender com abacaxi grelhado são os preferidos de muitos, e garantimos: com um espumante, eles podem ficar ainda melhores. 

A acidez característica dos vinhos espumantes traz um equilíbrio delicioso à degustação com pratos à base de porco. Aposte em rótulos como o Palacio de Cristal Brut Cuvée ou o Maison Castel Cuvée Blanche Ice, espumantes de corpo leve e bastante frescor, que harmonizam tanto com o pernil com abacaxi quanto com as noites quentes dessa época do ano. 

Perfil de Natal fatiado

Outra uva de paladar leve que combina com  com carnes suínas é a Riesling. De origem alemã, ela deu vida ao Gustav Riesling, um dos rótulos mais amados pelos nossos clientes  e pela nossa sommélière Jessica Marinzeck. Prepare-se para saborear um rótulo com  mineralidade marcante, frescor e frutas cítricas.

 

VINHOS TINTOS COM CARNE ASSADA

Responsável pelos melhores cortes de carne do mundo, o povo brasileiro não deixa passar a oportunidade de comer uma boa carne bovina, por isso, ela também costuma estar presente na noite de Natal.

Caso vá servir carnes vermelhas, saiba que cortes nobres, como o filé mignon, podem harmonizar muito bem com vinhos elaborados a partir da uva Merlot. Agora, pratos como lagarto recheado e costela bovina harmonizam muito bem com tintos italianos gastronômicos, como  Chianti Castellani ou Marchesi del Salento Primitivo.      

Rótulos como o Punta Negra Wines of Belhara e o W Winemaker Winehunter vão oferecer goles encorpados e potentes que, por conta dos taninos característicos dos vinhos Malbec de Mendoza, são ideais para acompanhar carnes mais suculentas e gordurosas.

Confira nossa receita de costela assada com papel alumínio!

VINHOS PARA CEIA DE NATAL VEGETARIANA

Agora vamos falar do Natal dos vegetarianos!

Uma opção certeira para um delicioso jantar natalino vegetariano é o risoto de cogumelos. Para harmonizar, escolha um Pinot Noir francês como o Roche Mazet Pinot Noir ou o já mencionado Domaine de La Motte: ambos têm corpo médio e sabor frutado perfeito para acompanhar o caráter cremoso e leve sabor umami do prato.

Couve flor gratinada

Para acompanhar pratos com legumes e verduras, como uma couve flor assada com páprica ou abóbora com alecrim ao forno, a Chardonnay também é a melhor pedida. Na Evino, você pode encontrar rótulos frescos e jovens feitos a partir dessa uva, como o Animal Sauvage Chardonnay, e também vinhos maduros e complexos, como o brasileiro Bertolini Tenaz Chardonnay.

VINHOS E DOCES DE NATAL

Para finalizar o jantar de Natal, contamos com uma variedade gostosa de doces à mesa. Pudins, mousses e  rabanadas marcam presença nas festas de fim de ano e, para os amantes da bebida dos deuses, não pode faltar um bom vinho para acompanhar. Vamos às dicas:

Espumante mais doces, como os feitos com a uva Moscatel ficam deliciosos com pudins, manjares e mousses e tortas de frutas. O Henri Bonnet Clairette de Die AOC, por exemplo, é um espumante branco elegante, cremoso e doce que fica uma delícia quando harmonizado com mousse de maracujá ou uma bela torta de limão.

Já sobremesas mais doces como torta de chocolate, rabanada e o tradicional panetone pedem vinhos de sobremesa, como o Château Jean Galan Sauternes, um delicado vinho francês feito na renomada região de Sauternes, responsável pelos vinhos de sobremesa mais famosos do mundo.

 

Gostou das nossas dicas de harmonizações para o fim do ano? Então aproveite o cupom DICASBLOG e garanta os vinhos para a ceia com 10% de desconto no site!