Descubra a versatilidade que um vinho espumante tem na cozinha

Vinho espumante: 4 dicas de como aproveitá-lo na cozinha

Muito utilizado em festas e comemorações, o vinho espumante é famoso principalmente pelas bolhas (ou perlage), o alto nível de acidez que proporciona aquele frescor delicioso em boca e também pelos aromas, que geralmente variam entre frutas cítricas, pera, notas florais ou tostadas, a depender do método de produção ou tipo de espumante em questão.

Além das celebrações que já estamos acostumados, você sabia que também é possível utilizar e saborear a bebida no dia a dia – e não necessariamente em uma taça? Reunimos 4 dicas imperdíveis de como aproveitar um vinho espumante de uma forma diferente e em casa:

1. FRANGO DE FORNO COM VINHO ESPUMANTE

O fim de semana está chegando e você está a fim de preparar uma refeição deliciosa para curtir com a família, a alma gêmea ou com os amigos que moram com você? Essa é a pedida certa para agradar a todos. Confira:

INGREDIENTES

  • 1 bandeja de sobrecoxas desossadas
  • 5 colheres de sopa de mostarda
  • 4 xícaras de espumante
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta
  • Tempero a gosto

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180°. Enquanto isso, tempere as sobrecoxas com sal, pimenta e os temperos a gosto. Em seguida, passe a mostarda em todos os pedaços e coloque-os em uma assadeira. Depois, coloque o espumante e a manteiga na assadeira e cubra com papel alumínio.

Aumente o forno para 230º e asse por 40 minutos. Depois de assado, retire o papel alumínio, regue as sobrecoxas com o caldo formado na assadeira e volte para o forno sem papel por mais 15 minutos – ou até que os pedaços fiquem dourados.

Sirva acompanhado com arroz branco, e, se preferir, harmonize com o próprio espumante que utilizou na receita.

Para este prato, recomendamos o vinho espumante espanhol Gran Delmio Gran Selección Brut Cuvée.

Vinho espumante Gran Delmio Gran Selección Brut Cuvée

*Sujeito a alteração de estoque. 

2. GELATINA DE MIMOSA COM VINHO ESPUMANTE

Depois de um prato saboroso, que tal uma sobremesa? Já ensinamos a receita do drink Mimosa antes, mas hoje a receita é surpreendente: gelatina. Isso mesmo, gelatina! Para quatro porções pequenas você vai precisar de:

INGREDIENTES

  • 200mL de suco de laranja
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • 3 colheres de sopa de água
  • 100mL de espumante
  • Opcional: creme de leite batido para servir

MODO DE PREPARO

Em uma panela pequena, coloque o suco de laranja e o açúcar. Misture bem e aqueça em fogo médio até que comece a ferver. Retire do fogo, tampe e reserve por no mínimo 15 minutos.

Em um outro recipiente, misture a gelatina com a água e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Após isso, a mistura estará bem sólida. Quando isso ocorrer, será preciso inserir esse recipiente dentro de outros com água quente, como em um banho-maria, mas ATENÇÃO: fora do fogo, apenas com a água quente! É preciso misturar até que a mistura, sólida, fique líquida.

Quando a gelatina estiver bem líquida, despeje-a na panela em que está o suco de laranja com o açúcar. Acrescente o espumante em seguida, misture bem e, se necessário, coe para retirar qualquer resíduo sólido que tenha permanecido.

Após isso, distribua a gelatina nos recipientes em que deseja servir, cubra com plástico filme e leve à geladeira por 3 horas ou até firmar. Se preferir, você pode servir a gelatina junto com o creme de leite batido.

Para esta receita, recomendamos o vinho espumante francês Pol Rémy Brut.

Vinho espumante Pol Rémy Brut

*Sujeito a alteração de estoque. 

3. SANGRIA COM VINHO ESPUMANTE

Sangria é uma bebida tipicamente espanhola, chamada até hoje de Zurra em algumas cidades históricas, como Toledo. Geralmente elaborada com vinho tinto, a Sangria conquista desde o sabor até as cores. Hoje você vai aprender uma nova versão deste famoso drink utilizando um vinho espumante branco. Veja só:

INGREDIENTES

  • 1 garrafa de espumante
  • 2 tigelas de morangos
  • 5 unidades de amoras
  • ½ unidade de laranja
  • 1 limão ou 1 laranja para enfeitar
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Gelo a gosto

MODO DE PREPARO

Antes de preparar a bebida, é importante cortar os morangos e as amoras em pequenas porções. Em seguida, adicione as frutas cortadas e o suco de laranja em uma tigela e misture bem. Após isso, adicione a colher de chá de açúcar e macere a mistura e depois deixe-a descansar por até 10 minutos. 

Na sequência, sirva a mistura e uma fatia de laranja em um copo e complete com o espumante e o gelo a gosto. Prontinho, sua sangria está pronta para ser servida!

Para preparar esse drink sem erro, recomendamos o queridinho vinho espumante Tanggier Brut.

Vinho espumante Tanggier Brut

*Sujeito a alteração de estoque. 

4. CHÁ GELADO DE GENGIBRE COM VINHO ESPUMANTE

Chá e espumante? É isso mesmo que você leu! Apesar de parecer uma mistura muito inusitada, é uma ótima pedida para sair da rotina e deixar o seu repertório de sabores ainda mais amplo. 

Além disso, uma característica marcante da elaboração de uma bebida com chás e espumantes é o fato de que é o seu paladar quem vai decidir qual o sabor final, e isso pode variar muito de pessoa para pessoa. Bora embarcar nessa aventura? 😉

INGREDIENTES

  • 1 garrafa de espumante
  • Gengibre fresco cortado em fatias finas
  • Fatias de gengibre cristalizado (opcional)
  • 1 colher e meia de açúcar
  • Chá fresco
  • Gelo a gosto

MODO DE PREPARO

O primeiro passo dessa receita é preparar uma espécie de xarope de gengibre. Para isso, leve ao fogo o açúcar, 1 xícara de água e misture bem até ferver. Em seguida, retire do fogo, adicione o gengibre fresco e mexa por cerca de 10 minutos. Feito isso, coe a mistura, descartando os pedaços de gengibre, e deixe descansar por mais 10 minutos.

Em uma jarra, misture o chá fresco e o xarope de gengibre. Em seguida, cubra com plástico filme e leve à geladeira até esfriar, por pelo menos 2 horas.

Encha copos altos com o gelo, adicione o chá de gengibre e cubra com ¼ do espumante branco. Se preferir, sirva com o gengibre cristalizado nas bordas dos copos.

Para essa receita sugerimos o vinho espumante Ágatha Brut Cuvée.

Vinho espumante Ágatha Brut Cuvée

*Sujeito a alteração de estoque. 

Agora que você já sabe novas receitas incríveis, que tal tirar os espumantes da adega e se aventurar na cozinha? Conte para gente como foi! 

E se você é novo por aqui, aproveite o cupom DICASBLOG para ter 10% de desconto na sua primeira compra no meu app. 😉